Políticas

Escopo

A Revista Enfermagem Atual In Derme de acesso aberto, é publicada pela Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE). Tem por finalidade divulgar manuscritos relacionados a área de enfermagem no âmbito interdisciplinar. Tem como objetivos propiciar o consumo crítico da produção científica, disponibilizando aos profissionais de enfermagem e à comunidade científica, nacional e internacional, conhecimentos atualizados, fomentando o debate e o intercâmbio acerca da enfermagem como trabalho social, disciplina do conhecimento científico e profissão do cuidado humano com vistas a contribuir para o fortalecimento da profissão.

Tem como missão oferecer um espaço de reflexão e debate sobre as mais diversas experiências de produção colaborativa entre pares. A fim de acolher a diversidade de abordagens teóricas e pontos de vista, a revista publica: Artigos, Notas Técnicas, Relatos de Experiência, Revisão da Literatura, Cartas ao Editor e comunicações breves, originais e inéditos, nos idiomas português, inglês e espanhol Como se trata de um tema emergente e não necessariamente vinculado à academia, não há exigência de titulação mínima para publicação, contanto que as normas para publicação sejam seguidas.

Indicador bibliométrico: Google Scholar

Ética na Publicação

A Revista adota as recomendações do “Comitê de Ética em Publicações” para os aspectos éticos no processo de editoração e publicação de artigos científicos. Os códigos de conduta e diretrizes para editores e revisores estão disponíveis na página do Committee on Publication Ethics (Cope).

Sempre que pertinente, devem ser informados o número do protocolo e a data da aprovação por Comitê de Ética em Pesquisa. No caso de ensaio clínico, será necessária a indicação do número de identificação em um dos registros de ensaios clínicos validados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE). No caso de revisão sistemática, é obrigatória a indicação do número de registro do protocolo na base de registros PROSPERO (International Prospective Register of Systematic Reviews).

Os autores mantêm os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os manuscritos enviados serão submetidos a uma primeira análise pela Comissão Editorial da REAID para verificação da contribuição à linha editorial e se estão adequados às instruções estabelecidas nestas diretrizes. Pode-se inclusive, nesta fase, ser requerido aos autores que se façam modificações em prazo estabelecido.

Posteriormente, a avaliação do manuscrito é realizada pelo sistema duplo-cego de avaliação por pares (double blind peer review). Assim, ao serem preliminarmente considerados adequados pelo Editor, os manuscritos são encaminhados para dois consultores ad hoc de reconhecida competência na temática abordada, contando com avaliadores externos à instituição da revista, bem como ao país. Havendo desacordo entre esses, o artigo é enviado para uma terceira avaliação. No caso de identificação de conflito de interesse por parte dos consultores, o manuscrito é encaminhado para outro consultor.

Nesse processo, o sigilo e o anonimato serão adotados para autor(es) e pareceristas. Os revisores fazem comentários e oferecem sugestões para melhorar o manuscrito e, também, podem reprová-lo.

O prazo para a devolução dos pareceres é de, no máximo, quinze (15) dias, a contar da aceitação de apreciação pelos avaliadores. Caso contrário, envia-se para outros consultores. Em persistindo a não aceitação, dois membros do Conselho Editorial avaliarão o artigo.

Os manuscritos que NÃO cumpram as normas, por incompletude ou inadequação, são sumariamente devolvidos, sendo solicitada a leitura atenta às normas. O autor tem cinco (5) dias para realizar os ajustes. Caso não seja atendida a solicitação, o manuscrito é arquivado e, havendo interesse em publicá-lo, deve ser submetido novamente, iniciando novo processo de julgamento por pares.

Os artigos que cumprem as normas da revista são avaliados pelos consultores no que se refere ao mérito, à originalidade, à pertinência de seu conteúdo, à qualidade acadêmica, à conveniência de publicação e à relevância para a Enfermagem e áreas afins.

Após o recebimento das avaliações, o editor decidirá pelo prosseguimento da submissão, que pode ser: aceitação do manuscrito para publicação, reenvio ao autor para reformulação e/ou correção. Será estabelecido prazo para que os trabalhos, que necessitem de reformulação, sejam reenviados via sistema de editoração, caso contrário, a submissão será arquivada. Caso o número de trabalhos aprovados exceda o número de artigos para uma edição, os artigos excedentes serão publicados em edição posterior.

Não há taxas para submissão e avaliação de artigos.

O manuscrito aprovado será publicado de acordo com o fluxo e o cronograma editorial da Revista e respeitando as datas de aprovação.

Fontes de Indexação

BDENF - Base de Dados em Enfermagem;
CINAHL 
- Cumulative Index to Nursing & Allied Health Literature;
CUIDEN®
- Base de Datos Bibliográfica de la Fundación Index que incluye producción científica sobre Cuidados de Salud en el espacio científico Iberoamericano;
DOAJ - Directory of Open Access Journals;
RED EDIT - Rede Iberoamericana de Editoração Científica em Enfermagem;
GOOGLE SCHOLAR - Banco de Dados que se configura como um diretório de pesquisas a artigos científicos;
LATINDEX - Sistema Regional de informação em Linha para Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal;
DIADORIM - Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras;

Política de Arquivamento

A Revista utiliza o sistema LOCKSS, desenvolvido pela Universidade de Stanford, para criar um arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes. O sistema permite que essas bibliotecas criem arquivos permanentes do periódico para fins de preservação e restauração.
O periódico também faz parte da Rede de Serviços de Preservação Digital Cariniana do IBICT, que fornece preservação para qualquer periódico do sistema Open Journal System [OJS] no Brasil.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Política Anti – plágio

A Revista reserva-se ao direito de, antes de submeter o artigo à avaliação por pares, fazer um escaneamento no iThenticate, software antiplágio disponível para editores associados à ABEC, no qual é verificada a possibilidade de existência de plágio.

Fica reservado à Revista o direito de não aceitar para avaliação artigos com um nível alto de autoplágio. 

É dever dos autores garantir a originalidade do manuscrito, bem como, em caso de utilização de partes de outros artigos, fazer as devidas citações. 

A Revista condena o plágio, nas suas mais diversas formas, e interpelará os autores, sempre que o percentual de similaridade com outros textos atingir níveis elevados. 

Em caso de confirmação de plágio, não aceitará o texto em avaliação.

Propriedade Intelectual

A Revista adota a Licença Creative Commons CC-BY e a política de acesso aberto, portanto, os textos estão disponíveis para que qualquer pessoa leia, baixe, copie, imprima, compartilhe, reutilize e distribua, com a devida citação da fonte e autoria. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.