Oficial SOBENFeE
Categoria dos Manuscritos
EDITORIAL
Serão realizados a convite. O texto não deve ultrapassar 1.000 palavras, excluídas referências e ilustrações. O número total de ilustrações é 1, e as referências bibliográficas não devem exceder 12. Recomenda-se de 1 a 3 páginas e até 4 autores.
ARTIGOS ORIGINAIS
São artigos nos quais são informados os resultados obtidos em pesquisas originais, utilizando abordagens quantitativas ou qualitativas, cujo foco seja os processos de coleta, análise e interpretação dos dados. Estão incluídos nesta categoria: ensaios clínicos randomizados, estudos de caso-controle, coorte, prevalência, incidência, estudos de acurácia, estudo de caso, estudos qualitativos e quantitativos. Recomenda-se de 12 a 15 páginas, mínimo 20 e máximo 30 referências e até 6 autores.
ARTIGOS DE REVISÃO (SISTEMÁTICA OU INTEGRATIVA)
Utiliza métodos sistemáticos e critérios explícitos para identificar, selecionar e avaliar criticamente pesquisas relevantes, e para coletar e analisar dados dos estudos incluídos na revisão. Estão incluídos nesta categoria: revisão sistemática com e sem meta-análises, revisão sistemática tipo escopo, revisão integrativa e revisão narrativa. Recomenda-se de 15 a 20 páginas, mínimo 20 e máximo 25 referências e até 6 autores.
ARTIGO DE REFLEXÃO
Formulação discursiva aprofundada, focalizando conceito ou constructo teórico da Enfermagem ou de área afim; ou discussão sobre um tema específico, apresenta e analisa diferentes pontos de vista, teóricos e/ou práticos. Recomenda-se de 4 a 8 páginas, mínimo 6 e máximo 10 referências e até 6 autores.
ARTIGO DE COMUNICAÇÃO BREVE
Experiências originais cuja relevância para o conhecimento do tema justifique a apresentação de dados iniciais de pequenas séries, ou dados parciais de ensaios clínicos. Recomenda-se de 4 a 8 páginas, mínimo 6 e máximo 10 referências e até 6 autores.
RELATOS
Relato de Caso, Experiência e/ou Inovação Tecnológica: Estudo em que se descreve uma situação da prática e ou inovação tecnológica (ensino, assistência, pesquisa ou gestão/gerenciamento), as estratégias de intervenção e a avaliação de sua eficácia, de interesse para a atuação profissional. Recomenda-se de 10 a 11 páginas, mínimo 10 e máximo 15 referências e até 6 autores.
NOTA PRÉVIA
Resumos de trabalho de conclusão de curso, dissertações ou teses. Deve ser escrito na forma de resumo expandido estruturado contendo Introdução, Objetivos, Métodos e Resultados. Recomenda-se de 5 a 10 páginas, mínimo 6 e máximo 10 referências e até 5 autores.
CARTAS AO EDITOR
São sempre altamente estimuladas. Em princípio, devem comentar discutir ou criticar artigos publicados na Revista, mas também podem versar sobre outros temas de interesse geral. Recomenda-se 5 a 10 páginas, no máximo 6 referências e até 4 autores. Sempre que possível, uma resposta dos autores será publicada junto com a carta.