FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA A CAPTAÇÃO DE DOADORES DE SANGUE DO FUTURO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2021-v.95-n.36-art.1187

Palavras-chave:

Doadores de Sangue; Educação em Saúde; Docentes; Saúde Escolar; Promoção da Saúde.

Resumo

Objetivo: relatar uma experiência sobre a realização de ações para a formação de professores para a captação de doadores do futuro em escolas públicas do município de Tucuruí, Pará. Método: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência oriundo da realização de um projeto de extensão universitária interdisciplinar e intersetorial desenvolvido pela Universidade do Estado do Pará em parceria com o serviço de saúde de média complexidade Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará, o qual consistiu na realização de ações alusivas a formação de professores para a captação de doadores do futuro em escolas públicas da educação básica. Resultados: a experiência aconteceu em etapas: 1) revisão de literatura para aprofundamento acerca da problemática e aquisição de conhecimentos sobre soluções; 2) planejamento e organização de materiais e atividades e 3) execução das ações. As temáticas abordadas durante as formações foram: contexto histórico da doação sanguínea, conceituação e importância da transfusão sanguínea, dados estatísticos sobre doação, funcionamento de um hemocentro e etapas de uma doação, mitos e verdades sobre a doação. Considerações Finais: a experiência conseguiu despertar interesse nos professores pelo tema, portanto, conclui-se que os alunos também serão agraciados com o conhecimento, vindo a tornarem-se possíveis doadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Benedito dos Santos Batista Neto, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Tucuruí, PA.

Acadêmico de Enfermagem da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Integrante do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação e Saúde na Amazônia (NUPESA).

Thiago Marcírio Gonçalves de Castro, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Tucuruí, PA.

Acadêmico de Enfermagem da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Integrante do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação e Saúde na Amazônia (NUPESA).

Livia Caroline Machado da Silva, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Tucuruí, PA.

Acadêmica de Enfermagem da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Integrante do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação e Saúde na Amazônia (NUPESA).

Caio Heitor Vieira Melo, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Tucuruí, PA.

Acadêmico de Enfermagem da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Integrante do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação e Saúde na Amazônia (NUPESA).

Silvio Henrique dos Reis Júnior, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Tucuruí, PA.

Biomédico graduado pela Universidade de Marília (UNIMAR). Mestre em Biologia Parasitária na Amazônia pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Parasitária na Amazônia (PPG-BPA) do Instituto Evandro Chagas (IEC). Biomédico efetivo da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (HEMOPA). Docente da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Renata Campos de Sousa Borges, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Tucuruí, PA.

Enfermeira graduada pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Mestre e Doutoranda em Ensino e Saúde na Amazônia pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino e Saúde na Amazônia (PPG-ESA) da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Integrante do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação e Saúde na Amazônia (NUPESA). Docente da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Milena Coelho Fernandes Caldato, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém, PA.

Médica graduada pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Farmacêutica graduada pelo Centro Universitário do Pará (CESUPA). Doutora em Medicina Clínica (Endocrinologia Clínica) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Saúde na Amazônia (PPG-ESA) da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Publicado

2021-10-12

Como Citar

1.
dos Santos Batista Neto JB, Gonçalves de Castro TM, Machado da Silva LC, Vieira Melo CH, dos Reis Júnior SH, Campos de Sousa Borges R, Coelho Fernandes Caldato M. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA A CAPTAÇÃO DE DOADORES DE SANGUE DO FUTURO. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 12º de outubro de 2021 [citado 23º de julho de 2024];95(36):e-021146. Disponível em: http://teste.revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/1187