Bundle para a prevenção de lesões por pressão relacionadas a dispositivos médicos em pacientes críticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2021-v.95-n.36-art.1103

Palavras-chave:

Pacotes de assistência ao paciente, Unidades de terapia intensiva, Equipamentos e provisões, Lesão por pressão

Resumo

Introdução: O paciente grave necessita de suporte avançado, instituído através de dispositivos médicos, podendo desenvolver Lesões por Pressão Relacionadas a Dispositivos Médicos. Essas lesões são comuns nos ambientes de saúde, necessitando atenção, principalmente pelas implicações ao paciente. Justifica-se este estudo relacionado a alta incidência e prevalência de destas lesões nos pacientes críticos; agravamento do problema frente a condição pandêmica atual; e que os dispositivos médicos são indispensáveis no contexto da Unidade de Terapia Intensiva. Objetivo: Elaborar e validar bundle para prevenção de lesões por pressão relacionados a dispositivos médicos em pacientes adultos em situação crítica de vida. Métodos: Utilizou-se a Técnica de Delphi, que envolve análise de itens por juízes experientes. O estudo foi estruturado em quatro etapas: Composição do comitê de expertises; Elaboração do bundle; Validação do conteúdo e de aparência; e Índice de validação do conteúdo e de aparência. Utilizou-se o Statistical Package for Social Science 20.0 para cálculo. Resultados: Desenvolveu-se bundle a partir de 21 cuidados elencados pelos expertises. Foi possível identificar que o tubo orotraqueal, cateteres e máscaras de ventilação não invasivas, foram os dispositivos médicos que mais causaram lesões. O índice de validação geral de validação do bundle foi de 91,83%. Conclusão: Espera-se que o bundle contribua  diminuindo a incidência dessas lesões e elevando a qualidade dos serviços. Além, que o bundle seja utilizado como ferramenta de ensino e orientação do cuidado, tratando-se de material digital de fácil acesso, podendo ser compartilhado com a equipe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josefine Busanello, Universidade Federal do Pampa

Professora Associada do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Bacharel (2006), Mestre (2010) e Doutora (2012) em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Líder do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Cuidados Intensivos (LACIN), no qual desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas: Fundamentos clínicos e epidemiológicos das situações críticas de vida; Gestão e avaliação do cuidado intensivo; e Tecnologias inovadoras para o cuidado intensivo. Tutora e Coordenadora do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Urgência e Emergência da UNIPAMPA. Coordenadora e membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Enfermagem da UNIPAMPA. Licença Maternidade no período de 01/01/2016 a 28/06/2016.

Raquel Potter Garcia, Universidade Federal do Pampa

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (2010). Mestra em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (2013). Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (2017). Atualmente é Docente Adjunto do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pampa (Unipampa/Campus Uruguaiana), Tutora do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Urgência e Emergência da Unipampa. Líder do Núcleo de Estudos em Família e Cronicidade (NEFAC). Tem experiência na área de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem com ênfase na saúde do adulto, doença crônica, família, nefrologia e doação de órgãos. E-mail: raquelgarcia@unipampa.edu.br ORCID: 0000-0002-5503-7981

Sabrina Guterres da Silva Galetto, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira, graduada pela Universidade Federal de Santa Maria (2008). Especialista em Alta Complexidade em Saúde (2012), pelo programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre profissional em Saúde (2013) pela UFSC e Doutora em enfermagem (2018), pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC. Enfermeira assistencial da Unidade de Terapia Intensiva adulto do HU/UFSC. Atuou como professora substituta do Departamento de Enfermagem/UFSC (2012/2013) e como Tutora e orientadora do Curso de Especialização EaD-UFSC Linha de cuidado: Urgência e Emergência (UNA-SUS/ 2012/2013). Atua desde 2014 como tutora e orientadora no curso de Especialização em Atenção Básica EaD/UNASUS/UFSC, vinculado ao Departamento de Saúde Pública/UFSC. Possui experiência na área de Enfermagem em Terapia Intensiva, Urgência e Emergência e Atenção Básica. Membro do Laboratório de Pesquisas no Cuidado de Pessoas em Situações Agudas de Saúde (GEASS) vinculado ao departamento de Enfermagem da UFSC desde março de 2010.

Carla Caroline Ribeiro Carvalho, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Pampa (2021). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Urgência e Emergência, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, feridas complexas, terapia por pressão negativa, unidade de terapia intensiva e cuidados de enfermagem. Enfermeira na Instituição Santa Casa de Uruguaiana, responsável pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa. Docente do curso técnico de Enfermagem SENAC - RS Uruguaiana na disciplina de Programas de Qualidade: Acreditação Hospitalar. Vinculada ao Laboratório de Estudos e Pesquisas em Cuidados Intensivos (LACIN) da Universidade Federal do Pampa, atuando na linha de pesquisa: Tecnologias inovadoras para às intervenções clínicas no cuidado intensivo, sob orientação da Profª Josefine Busanello. Desenvolveu atividades como bolsista de iniciação científica FAPERGS e PDA.

Lucas Moreira Siqueira, Universidade Federal do Pampa

Aluno de graduação do curso de Bacharelado em Enfermagem na Universidade Federal do Pampa - campus Uruguaina/RS. Atualmente faz parte da equipe de Enfermagem da Unidade de Terapia intensiva de Uruguaiana pertencente ao HSCCU - Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana. Atua na Iniciação Científica junto ao Laboratório de Estudos e Pesquisas em Cuidados Intensivos (LACIN) da UNIPAMPA, sob orientação da Profa. Doutora Josefine Busanello. Bolsista PDA de monitoria acadêmica da Disiciplinca de Enfermagem no Cuidado ao Adulto em Situações Criticas de vida. Atuou de 2018 a 2019, com vinculo de iniciação cientifica juntamente ao Grupo de Pesquisa em Fisiologia (GPFIS) da UNIPAMPA.

Publicado

2021-12-01

Como Citar

1.
Silveira NP, Busanello J, Garcia RP, Galetto SG da S, Carvalho CCR, Siqueira LM. Bundle para a prevenção de lesões por pressão relacionadas a dispositivos médicos em pacientes críticos. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 1º de dezembro de 2021 [citado 23º de julho de 2024];95(36):e-021177. Disponível em: http://teste.revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/1103

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL